“Amanda Elosa expõe o rompimento de uma relação em estandartes que carnavalizam os traumas da perda” Renato de Cara, 2022
“Cortejo de Despedida” é uma série de estandartes carnavalescos que narra, com humor e ironia, o processo de um término amoroso. Incitando as histórias distópicas dos relacionamentos contemporâneos, as frases criam um grande bloco ao avesso, que celebra a dor do amor nos dias de hoje.
Os nove estandartes que compõem essa série ganharam vida nas ruas de São Paulo, marchando lado a lado com o bloco carnavalesco "Fanfarra Manada". A primeira performance ocorreu com grande impacto em julho de 2022. Em sua segunda aparição, em fevereiro de 2023, uniu-se ao dinamismo do "Bloco Calor Da Rua", liderado pela banda Francisco El Hombre, no coração do centro de São Paulo.
A interação direta com o público é um pilar central dessa proposta artística. Essa dinâmica garante que as mensagens inscritas nos estandartes sejam interpretadas e reconhecidas por todos, gerando um diálogo intrincado entre a obra e seus espectadores. A escolha de apresentar a performance nas ruas, ao lado das pessoas, é uma manifestação do próprio espírito do cortejo, onde a arte não apenas é contemplada, mas vivida e compartilhada por todos os presentes.
A proposta expositiva dos estandartes funciona como um resquício da performance nas ruas, um registro de um happening, chegando a mais pessoas além dos foliões dos blocos de Carnaval. Nesta proposta expositiva, transportaremos os espectadores ao momento da folia, para que, assim como as ruas, possam ser testemunhas do ocorrido.