MANUAL, é uma instalação formada por 20 faixas de chiffon com textos estampados em sua superfície.
Os textos em questão são depoimentos de mulheres que explicam de forma técnica e objetiva, como fazem para chegar ao orgasmo. Cada depoimento exposto é único e inteiramente diferente de qualquer outro depoimento.
O trabalho discute a especificidade da sexualidade feminina e evidencia a consciência e sabedoria que cada mulher possui sobre o próprio corpo.Também demonstra o desejo de expor essa consciência abertamente, tratando o gozo feminino não como algo romântico, sagrado ou inalcançável, mas como algo natural e intrínseco ao corpo.
Este projeto é uma continuação de uma pesquisa já realizada pela artista em 2019, quando coletou o depoimento de 200 mulheres de diferentes regiões do Brasil, condições sociais, raças e orientações sexuais. A pesquisa resultou em um livro de páginas transparentes, em que cada página continha um depoimento diferente. Mesmo fechado, o livro-objeto revelava o conteúdo de seu interior. Para a obra proposta neste documento, foram selecionados 20 dos 200 depoimentos coletados.
O visitante que passar pela instalação, verá um aglomerado delicado e fluído de tecidos leves e quase transparentes, de maneira que ao caminhar por entre as peças, poderá tocar e atravessar por entre elas. Graças à transparência do tecido das faixas, é possível ver através de cada peça, de maneira que todos os textos fiquem expostos e visualmente disponíveis a todos que estão presentes no ambiente. Sem velamento, os depoimentos ficarão expostos para quem quiser lê-los. Os tecidos transparentes demonstram o desejo de não esconder, mas de expor tais palavras.
Os depoimentos trazem instruções objetivas e técnicas, demonstrando a consciência das mulheres sobre o percurso para alcançar o próprio prazer.



Manual, 2021
faixas de chiffon sublimado
50 X 100 cm cada peça